Quando contratamos um seguro para o carro temos uma noção das principais coberturas e indenizações mas às vezes surgem algumas dúvidas bem específicas envolvendo sinistros, que nem sempre são esclarecidas. Hoje queremos responder estas dúvidas frequentes para evitar que você tenha um problema com o seguro.
1) Dirigi bêbado e bati o carro, o seguro vai cobrir?
Não. Nem conte com essa possibilidade. Você perde todos os direitos quando dirige embriagado ou sob efeito de drogas e causa um acidente. Mas é bom você saber que as seguradoras não podem te obrigar a fazer um teste de bafômetro, elas apenas aguardam a comprovação da polícia para negar a cobertura ou oferecê-la caso não seja constatado o uso de bebida alcóolica ou drogas.
2) Mudei de endereço mas não avisei a seguradora. O que acontece se meu carro for roubado nesse novo endereço?
Neste caso você fica sem a cobertura porque para a seguradora é o endereço residencial e o endereço em que o carro fica no período da noite que contam. Isso também se aplica para o caso de você ter contratado o seguro em uma cidade e usá-lo em outra na maior parte do tempo. Se a seguradora não tem essa informação, dependendo do que acontecer ela pode se negar a oferecer essa indenização. Qualquer mudança nos dados que você enviou para a seguradora no momento do contrato, devem ser comunicadas para não perder os benefícios.
3) Meu carro é antigo. Ele pode ter um seguro?
As seguradoras têm o direito de recusar fazer o seguro do seu carro em algumas situações e uma delas é justamente o fato do carro ser muito antigo porque a possibilidade dele apresentar defeitos, é muito maior. No entanto, apenas uma análise da seguradora seguida de uma vistoria poderá dizer se ele terá ou não um seguro.
4) Tenho direito a um carro reserva se baterem no meu?
Alguns pensam que ao contratar um seguro, a garantia de um carro reserva é certa. A verdade é que se você não optou por ela no momento da contratação, você não terá esse serviço em nenhum tipo de sinistro.
5. O manobrista bateu o meu carro. O seguro cobre?
O mais importante é saber como reagir nesta situação. A primeira coisa a se fazer é exigir que o dono do estabelecimento se responsabilize. Se ele se recusar, acione a seguradora para que o problema seja resolvido o quanto antes. Vale lembrar que neste caso você pagará a franquia.
6. Se um amigo usar o meu carro e ele for batido ou roubado, o seguro vai me indenizar?
Quando você contrata um seguro precisa informar quem é o principal condutor e quem é o condutor secundário, aquele que com uma frequência menor que você, também usará o carro.
Mas se em uma situação esporádica algum amigo (a), namorado (a) usar o carro e sofrer algum sinistro, dificilmente a seguradora vai se recusar a fazer a indenização. A seguradora somente nega essa indenização se for constatado que a pessoa que estava dirigindo realmente também usa o carro com a frequência de pelo menos 1x por semana.
7. Se eu viajar de carro para um país do mercosul e ele for roubado ou batido, o seguro vai me indenizar?
A maioria dos seguros já oferecem na apólice uma cobertura para os países que fazem parte do Mercosul mas se não for o seu caso, você pode solicitar uma Extensão de Perímetro para estar coberto no país que pretende visitar na América do Sul.
Você também tem a opção de contratar o Seguro Carta Verde que cobre danos materias e morais causados a terceiros.
Lembre-se que mesmo que a sua seguradora ofereça alguma cobertura para outros países, elas são válidas apenas em países do Mercosul.
8. É possível cancelar o seguro do meu carro? Quais são as desvantagens dessa escolha?
Sim, é possível tanto por você quanto pela seguradora.
9. Estou com o nome sujo. Posso contratar um seguro auto?
Pode! A lei afirma que você tem esse direito. O que pode acontecer é a seguradora aumentar um pouco o valor do seguro neste caso mas ela não pode se negar a contratar o seguro devido a restrições de crédito do cliente.
10. Se uma árvore cai no meu carro devido a uma enchente, o seguro vai me indenizar?
Sim mas desde que você tenha contratado a cobertura compreensiva. Essa cobertura abrange incêndio, acidentes, roubos e fenômenos da natureza. Mas se você tiver apenas a cobertura básica, esse serviço não está incluído.
11. Estou com IPVA atrasado e o documento do carro está irregular. Se eu sofrer um sinistro serei indenizado?
Existem seguradoras que fazem a indenização descontando os valores do IPVA e da documentação, mas em geral, essa indenização só será possível quando você regularizar essa situação.
12. É possível parcelar a franquia do seguro?
Sim, é possível. O limite de parcelas é definido por cada oficina. Também é possível conseguir descontos.
13. Se eu não renovar o seguro com a mesma seguradara eu perco o bônus que ela me deu?
Não. O bônus é um benefício dado pela boa conduta do motorista, não tem nenhuma relação com o carro. Ele pode ser tranferido para outra seguradora.
14. Como transfiro o seguro do carro antigo para o meu carro novo?
Basicamente com a nota fiscal do carro novo e ajuda do seu corretor, você faz essa transferência de uma forma rápida e tranquila.
15. A seguradora pode se recusar a fazer o seguro do meu carro?
Pode mas essa recusa precisa sempre ser justificada.
16. O que eu tenho que fazer em caso de sinistro para ter um melhor aproveitamento do meu seguro?
Existem diferentes tipos de sinistro e para alguns deles, os procedimentos para ter o melhor respaldo da seguradora, pode mudar um pouco.
17. Tenho que renovar o meu seguro mas não tenho certeza se quero continuar com a mesma segudora. Alguma dica?
Sim, procure o seu corretor para te ajudar.
18. Como saber quais são as coberturas que não posso deixar de ter?
É sempre bom analisar a sua rotina e estilo de vida porque são esses fatores que vão ajudar você a escolher as coberturas que realmente precisa contratar.
19. Se o meu carro for danificado ou sofrer um sinistro devido a um buraco na rua, o seguro vai cobrir?
Se você contratou uma cobertura compreensiva, sim.
20. Tumultos generalizados ou calamidade pública que prejudicarem o meu carro, o seguro cobre?
Vai depender do que diz na sua apólice. Algumas seguradoras não aceitam cobrir sinistros que causaram danos de grandes proporções, envolvendo muitos veículos mas se não tomou uma grande proporção, pode ser que ela faça a indenização. É importante que você não exponha o seu carro a riscos desnecessários. Uma coisa é o carro que estava em uma via pública e foi acometido de uma enchente, outra coisa é o carro que foi levado para o mar porque estava estacionado na areia, por exemplo.